top of page

Temas livres

O Congresso Internacional da Cardiologia D’Or já se aproxima.

Nas sessões de Temas Livres debateremos o melhor da produção científica nacional. Esperamos sessões imperdíveis, considerando o sucesso da edição anterior e a qualidade dos temas livres enviados.  A comissão de temas livres preza por um rigoroso processo de avaliação e seleção dos trabalhos aprovados.

Entendemos que toda boa produção científica deva ser apresentada em congressos da especialidade antes da publicação do artigo completo para avaliação por seus pares. Assim, convidamos pesquisadores, não apenas cardiologistas, mas também de áreas afins, a submeter seus dados para apresentação no Congresso Internacional da Cardiologia D’Or.

 

Serão eleitos os melhores trabalhos nas modalidades trabalho original e casos clínicos. Mais uma vez contamos com sua submissão e presença no debate para construção de mais um grande Congresso Internacional da Cardiologia D’Or.

Antônio Aurélio Fagundes (1)_edited.jpg

Antonio Fagundes

Coordenador

Bruno Ferraz (2).jpeg

Bruno Ferraz

Coordenador

LUIZ RITT2_edited.jpg

Luiz Ritt

Coordenador

 REGRAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 

I - Instruções para submissão de trabalhos

O autor responsável pela submissão do trabalho deve estar inscrito no evento. Os demais autores que se inscreverem no congresso não precisam reenviar o trabalho já inscrito.

Os tipos de trabalhos aceitos serão: trabalhos não publicados, relatos de casos ou revisões sistemáticas/metanálise. A Comissão definirá a modalidade de apresentação dos trabalhos aprovados de acordo com sua avaliação, podendo ser na forma de Pôster Eletrônico, Apresentação Oral Caso Clínico ou Apresentação Oral Temas Livres.

 

O envio de trabalhos é exclusivamente via o site do congresso.

 

Para submeter um trabalho, proceda da seguinte maneira:

  1. Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

  2. Clique no menu [Meus Trabalhos].

  3. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de trabalhos. Preencha todos os campos do formulário online.

  4. Antes de submeter o trabalho, revise com atenção o texto e os dados. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de submissão.

ATENÇÃO: O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas, exclusivamente, para o e-mail cadastrado por esse autor, cabendo a ele repassá-las para os demais coautores.

5) Ao finalizar a submissão do(s) trabalho(s), clique o botão "Desconectar".

6) Após a submissão, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo(s) trabalho(s) (quem submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão de trabalhos).

7) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o trabalho pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato com o HelpDesk, informando o evento e o problema ocorrido.

8) Para novos acessos à área restrita, basta informar LOGIN e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.

 

II - Temas

  • Arritmias, Eletrofisiologia e Eletrocardiografia

  • Fatores de Risco

  • Prevenção Cardiovascular (lípides, aterosclerose, cardiologia do exercício)

  • Síndromes Coronarianas Agudas

  • Coronariopatia Crônica

  • Cardiogeriatria

  • Cardiooncologia

  • Imagem Cardiovascular

  • Cardiopatia Congênita

  • Cirurgia Cardiovascular

  • Insuficiência Cardíaca e Transplante

  • Hemodinâmica e Cardiointervenção

  • Emergências e Cardiointensivismo

  • COVID-19 e o Sistema Cardiovascular

 

III - Informações importantes

O prazo para submissão dos trabalhos é: 02/06/2024

  • Não há limite de trabalhos por autor.

  • Só serão permitidos até 10 (dez) autores por trabalho. Insira os autores na ordem desejada.

  • Não será permitida a submissão de trabalhos científicos publicados em periódicos científicos ou aceitos para publicação, tampouco trabalhos apresentados previamente em outros eventos científicos nacionais e internacionais. O descumprimento desta regra acarretará desclassificação, inclusive em caso de premiação.

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem que estar incluso na lista de autores!

O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 11/07/2024.

A apresentação deverá ser feita por aquele autor indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho poderá realizar a apresentação do mesmo, desde que esteja inscrito no evento.

Para receber o certificado do seu trabalho após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento. Verifique mais informações na seção Certificados, abaixo.

Atenção: todos os materiais produzidos sobre os trabalhos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder nenhuma alteração após a data limite para envio de trabalhos, incluindo grafia do título, resumo ou autoria. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o trabalho. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.

A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar trabalhos, sem informar os motivos da recusa.

A seleção dos trabalhos a serem aceitos para o congresso estará sujeita à capacidade de apresentação dos mesmos durante o evento. Será selecionado um número limitado de trabalhos, com base na avaliação, para que a discussão seja proveitosa para todos.

Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos.

O envio do trabalho representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o mesmo, caso seja aceito, durante o evento. Trabalhos não apresentados não receberão certificação, nem constarão nos Anais do congresso.

 

IV – Instruções para preparação dos trabalhos

  • O trabalho deve ser enviado em português, inglês ou espanhol. Porém, qualquer que seja a língua escolhida, é fundamental que esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa.

  • O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, com limite de 250 caracteres.

  • O corpo do texto não deve exceder 2.500 caracteres com espaços (não inclui título e autoria/filiação).

  • Os trabalhos do tipo trabalho não publicado e revisão sistemática/metanálise deverão ser estruturados em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.

  • Os trabalhos do tipo relatos de caso deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham grande relevância.

  • A instituição ou instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

  • Será permitida a inclusão de um arquivo anexo para apresentação de gráfico, tabela ou figura na submissão online, no formato .jpeg, .jpg, ou .pdf, com no máximo 2 Mb.

  • O conteúdo do trabalho deve estar relacionado ao tópico escolhido.

  • Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

  • Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

  • Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.

  • Serão recusados trabalhos que constem apenas revisão da literatura ou relatos de experiência.

  • Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.

 

 

V - Instruções aos trabalhos aprovados 

Em breve.

VI – Premiação

1º Lugar - 5 mil reais

2º Lugar - 3 mil reais

3º Lugar - 2 mil reais


VII – Publicação

Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do congresso.

 

VIII - Certificados

  • Após o congresso, os certificados eletrônicos referentes aos trabalhos serão disponibilizados no site do evento. Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

  • Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado de trabalho aprovado contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores, seguindo a ordem cadastrada no momento da submissão. Este certificado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho, é válido para todos os autores e poderá ser compartilhado pelo autor responsável pelo trabalho.

  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado de trabalho aprovado posteriormente.

  • Caso o autor responsável pela submissão do trabalho não tenha comparecido ao evento, um dos coautores que compareceu ao evento pode solicitar a transferência do certificado através do “Help Desk” na área restrita do site do congresso.

  • Será emitido um certificado de apresentação do trabalho, contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador. Caso o apresentador do trabalho seja diferente do informado no ato da submissão, a alteração deverá ser solicitada através do “Help Desk” na área restrita do site do congresso.

bottom of page